No próximo 7 de setembro, às 10h, Macaé se prepara para um gesto simbólico de união e reconhecimento: o Abraço à Irmandade, evento que mobiliza a comunidade em torno do Hospital Irmandade São João Batista, a Santa Casa da cidade. A ação, marcada pela corrente humana ao redor da instituição, reafirma a importância do hospital que há 158 anos é referência em cuidado, solidariedade e saúde.
Criado em 2013, o Abraço à Irmandade surgiu em um momento delicado da história da Santa Casa, quando a instituição enfrentava sérias dificuldades econômicas, desde então, todo dia 07 de setembro, organizamos esse caloroso evento que inicialmente foi sugerido por um grupo de voluntários, numa época que o hospital passava por grandes dificuldades financeiras, com o objetivo de sensibilizar a população, os empresários e as esferas do poder público para reverter a situação financeira da instituição.
Atualmente, o Hospital Irmandade de São João Batista de Macaé – Santa Casa Macaé é um dos maiores patrimônios de saúde da região, consolidando-se como referência em assistência hospitalar.
O Abraço à Irmandade transcende o simbolismo: é a demonstração viva da gratidão da sociedade macaense à instituição que, há mais de um século e meio, salva vidas, acolhe famílias e mantém viva a missão de caridade. Participar do evento é reafirmar o compromisso da comunidade com a preservação de sua história e com o futuro da saúde na cidade. No dia 7 de setembro, às 10h, todos estão convidados a estender os braços e fazer parte dessa corrente de fé, solidariedade e reconhecimento em torno do Hospital São João Batista.