O inverno no Rio de Janeiro vai ser aquecido por uma intensa programação cultural: entre os dias 11 e 27 de julho, o Sesc RJ realiza a 23ª edição do Festival Sesc de Inverno, um dos maiores e mais abrangentes eventos multilinguagem do Brasil. Com mais de 700 horas de atividades artísticas, o festival ocupará 25 localidades do estado com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. Serão mais de 200 atividades e mais de mil artistas envolvidos.
Neste ano, o evento propõe uma reflexão sobre o tema “Nosso Lugar”, trazendo à tona a ideia de pertencimento aos territórios – não como propriedade, mas como espaço simbólico, afetivo e cultural. A proposta é ampliar o olhar sobre as conexões humanas com os espaços que habitamos e com a arte que nos atravessa.
Com mais de 95% da programação gratuita e os ingressos pagos a preços populares, o festival democratiza o acesso à cultura em municípios como Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Búzios, Macaé (Sana), Campos, Cabo Frio, Maricá, entre outros.
O evento também aposta em iniciativas literárias, como o Fórum de Ideias no Centro Cultural Sesc Quitandinha, e em ações de impacto social: em locais como Grussaí, Itaipava e Nova Friburgo, será possível acessar parte da programação mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, revertido ao programa Sesc Mesa Brasil, que combate a fome e o desperdício.
A mostra de artes visuais “Planta do pé, linhas da mão: Terra e Território” poderá ser visitada em Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios. Já o audiovisual chega com sessões comentadas, masterclasses e instalações inéditas, enquanto as artes cênicas trarão espetáculos com nomes consagrados e até uma atração internacional de circo.
Realizado pelo Sesc RJ, com apoio dos sindicatos do comércio varejista e das prefeituras locais, o Festival Sesc de Inverno reafirma seu compromisso com a valorização da cultura, dos artistas e das comunidades fluminenses.
A programação completa será divulgada em breve no site: festivalsescdeinverno.com.br